top of page

Lançamentos do ‘SBC Sustentável’ e ‘Linha Verde’ reforçam ações do Meio Ambiente

  • Foto do escritor: Redação Em Pauta
    Redação Em Pauta
  • 16 de jun.
  • 3 min de leitura

Iniciativas fazem parte das medidas traçadas para tornar a cidade referência em sustentabilidade; programação do ‘Junho Verde’ prossegue até o fim deste mês

arquivo
arquivo

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, lançou oficialmente a marca ‘SBC Sustentável’ e o ‘Linha Verde’, canal de comunicação direta via WhatsApp (2630-4421) para diálogo com a população sobre temas ambientais. As medidas fazem parte da programação do ‘Junho Verde’, que visa conscientizar o público e reforçar as ações de preservação do meio ambiente.


Uma das propostas da Secretaria para garantir maior interação da população com a cidade em relação às questões ambientais é a campanha pela qual moradores, escolas, entidades, empresas e instituições podem compartilhar fotos, vídeos e relatos de iniciativas sustentáveis nas redes sociais, usando a hashtag #SBCSustentavel. Toda iniciativa que envolva sustentabilidade pode ser compartilhada.


Para além de os moradores terem um canal via WhatsApp para dialogar com a administração e a hashtag #SBCSustentavel para compartilhar ações individuais ou coletivas em defesa do meio ambiente, a criação da marca ‘SBC Sustentável’ será também o guarda-chuva de trabalho que tem como foco transformar São Bernardo em referência nacional em sustentabilidade. Para tanto, a Secretaria pretende envolver a população, entidades e profissionais nas discussões em torno de eixos como agenda climática local, transição ecológica, licenciamento ambiental e proteção animal ética.


“A educação climática local também faz parte do ‘SBC Sustentável’. Em janeiro lançamos o Centro Municipal de Emergências Climáticas, que já está funcionando, e neste mês vamos abrir um colegiado, um foco de discussão com a sociedade sobre o assunto. A educação ambiental já é tradição na Secretaria, mas estamos trabalhando para torná-la mais potente, mais mobilizadora e mais transformadora no sentido de alcance. Então, já estamos com a Educação Ambiental nos Bairros, para que possamos levar conhecimento aos moradores sobre mudanças climáticas, mas a partir do território onde moram”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Ruth Cristina Ramos.


Ela se refere a uma das atividades iniciadas dentro da programação do ‘Junho Verde’, que marca o mês do Meio Ambiente, e que tem como objetivo reforçar ações para sensibilizar e mobilizar a população para pensar na causa ambiental de uma maneira geral: o programa Educação Ambiental nos Bairros – ‘Nosso Bairro, Nosso Ambiente’, que começou com oficinas nos bairros Taboão, Ferrazópolis e Santa Cruz e que se estenderá a outras 13 localidades entre julho e outubro.


“A gente vai seguir percorrendo a cidade para alcançar o maior número possível de moradores. E já estamos nos preparando, junto com a Secretaria de Educação, para trabalhar com os nossos professores e com as nossas crianças. Mas também temos de pensar o que podemos fazer dentro do serviço público, e estamos nos preparando para trazer a sustentabilidade para dentro dos nossos próprios municipais”, disse.

Confira a programação até o fim do mês:


23/6 — Combate à Ilegalidade e Economia Circular - 15h, na GCM Ambiental

* Destruição de materiais inservíveis utilizados em práticas de infrações e crimes ambientais que foram apreendidos pela GCM Ambiental e fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

* Reciclagem de tarrafas, promovendo reaproveitamento e sustentabilidade.


29/6 — Ação Integrada no Parque Estoril – 10h

* Atividade com escoteiros voltada para conscientização sobre descarte adequado de resíduos e soltura de fauna (aves que estão em reabilitação no Zoo do Estoril), reforçando a importância da proteção da fauna silvestre.


30/6 — Encerramento e Reflexão Coletiva – 14h, salão nobre do Paço, 19º andar

* Assinatura e Leitura da Carta da ONU, assumindo o compromisso de São Bernardo com a Agenda 2030 e os ODS.

* Fórum Social de Mudanças Climáticas, promovendo debate público sobre as ações locais frente à emergência climática.

* Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

* Criação do Comitê Intersetorial de Proteção Animal e Biodiversidade, articulando políticas públicas integradas.

Comentários


Em Pauta

"Seja bem-vindo ao nosso blog! Por aqui, a conversa é ampla: falamos sobre novidades, curiosidades, inovação, comportamento, lifestyle e tudo o que movimenta o mundo. Se está em pauta lá fora, vira assunto por aqui"

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Cidades em Pauta |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page