top of page

Patrulha Guardiã Maria da Penha de São Bernardo prende autor de violência doméstica após agressões e ameaças no Jardim Silvina

  • Foto do escritor: Redação Em Pauta
    Redação Em Pauta
  • 6 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo prendeu nesta quinta-feira (4/12), um homem acusado de agredir e ameaçar sua ex-companheira no Jardim Silvina. A vítima, que havia aderido ao programa Guardiã Maria da Penha horas antes, após registrar medidas protetivas na Delegacia da Mulher, acionou a equipe via WhatsApp, às 15h, relatando que o autor havia invadido sua residência, iniciado agressões físicas e fugido em seguida.

arquivo
arquivo

De acordo com o relato da vítima, o autor esteve no local horas antes, quando ambos discutiram e ela sofreu ameaças e perseguições. Mais tarde, o homem retornou à residência sob o pretexto de devolver o cachorro do casal, momento em que passou pelo portão sem autorização, iniciou xingamentos e, em seguida, a agrediu com socos e chutes. O agressor também bateu a cabeça da mulher contra o muro e o portão e afirmou que iria matá-la antes de fugir. A equipe Guarda Municipal conduziu a vítima ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade, onde ela prestou depoimento e solicitou medidas protetivas de urgência.


Durante o registro da ocorrência, o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal informou aos agentes que o autor havia se apresentado à Base Comunitária do Silvina e confessado o crime de violência doméstica. As equipes da Guardiã Maria da Penha seguiram até o local, efetuaram a detenção e o encaminharam ao 1º DP, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso foi registrado como lesão corporal e ameaça. A vítima recebeu atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Silvina, pois apresentava lesões decorrentes das agressões, e foi liberada em seguida.


A supervisora da especializada, GCM Correia, destacou o histórico de violência que a vítima enfrentava e a importância do acolhimento realizado no dia da ocorrência. “Ela viveu mais de cinco anos nesse ciclo de violência, com idas e vindas e diversos registros de B.O.s, mas ainda sem conseguir romper a situação. Ontem, após registrar o boletim e solicitar medidas protetivas de urgência na Delegacia da Mulher, foi orientada a procurar o programa Guardiã Maria da Penha. Por volta das 11h, compareceu à nossa base, aderiu ao programa e passou a ser nossa assistida. Ali, reforçamos as orientações e explicamos todos os meios de proteção disponíveis para garantir sua segurança.”


PROTEÇÃO – A Patrulha Guardiã Maria da Penha de São Bernardo registrou, entre 1º de julho e 4 de dezembro deste ano, 870 atendimentos. No período, a equipe que atua na proteção das mulheres na cidade reforçou presença nas ruas e ações para garantir resposta imediata às ocorrências acionadas pelo CCO (Centro de Controle Operacional).


Foram 762 apoios e visitas a mulheres vítimas de violência doméstica, além de 25 averiguações relacionadas à violência, 24 casos confirmados de agressão, 13 verificações de possível descumprimento de medida protetiva e 5 averiguações gerais, além de uma ameaça, um estupro e uma tentativa de estupro. As ações resultaram em oito prisões e 663 visitas domiciliares, consolidando o papel preventivo e operacional da Patrulha.


REDE DE PROTEÇÃO – Em São Bernardo, a Casa de Passagem Enfermeira Vanessa de Cássia Fontes tornou-se referência na Rede de Proteção à Mulher. Inaugurada em 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, a unidade é um serviço de acolhimento institucional que oferece abrigo e suporte temporário a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres vítimas de violência doméstica. Integrada ao trabalho da Patrulha Guardiã Maria da Penha, da GCM, a casa garante atendimento imediato e seguro em casos de risco, funcionando como ponto estratégico quando a permanência da vítima no lar representa ameaça à sua integridade.


O espaço faz parte da política municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, ao oferecer estrutura de proteção articulada com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Secretaria da Mulher, o CRAM (Centro de Referência e Apoio à Mulher) e a Delegacia de Defesa da Mulher, assegurando que cada caso seja acompanhado de forma técnica e contínua. A iniciativa se soma ao fortalecimento da Patrulha Guardiã - agora em regime 24 horas - a campanhas de conscientização e a ações educativas, como o documentário “Apesar de” e a cartilha “SBC. Por Elas”, ampliando o alcance das ações preventivas e de apoio às mulheres do município.


Sobre a importância da Casa de Passagem na rede municipal, o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, afirmou: “A Casa de Passagem representa um passo fundamental na proteção das mulheres em situação de risco. É um espaço que salva vidas, oferece acolhimento seguro e garante que nenhuma mulher precise enfrentar sozinha um momento de violência.”

Comentários


Em Pauta

"Seja bem-vindo ao nosso blog! Por aqui, a conversa é ampla: falamos sobre novidades, curiosidades, inovação, comportamento, lifestyle e tudo o que movimenta o mundo. Se está em pauta lá fora, vira assunto por aqui"

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Cidades em Pauta |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page