top of page

Vereadores de Suzano aprovam 14 itens em sessão ordinária

  • Foto do escritor: Redação Em Pauta
    Redação Em Pauta
  • 23 de set. de 2025
  • 3 min de leitura

Os vereadores de Suzano aprovaram 14 itens na sessão ordinária realizada na noite de ontem (20). Foram três moções de aplauso, dois vetos parciais e oito projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.

arquivo
arquivo

O vereador Artur Takayama (PL) teve aprovada uma moção de aplauso para a delegada de polícia Silmara Marcelino, titular das Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) de Suzano e de Mogi das Cruzes, e para a coordenadora do Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano e presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município, Maria Margarida Mesquita. “É uma moção mais do que mais merecida a duas advogadas que fazem a diferença na nossa cidade”, disse.


Já o parlamentar André Dourado (PT) entregou uma moção de aplauso a Maria Júlia Ortiz, ganhadora do título de Miss Suzano Mirim 2025. “Ela é uma criança carismática, que, independentemente das condições do espectro autista, foi representar Suzano e sagrou-se vencedora. É uma alegria imensa ver uma criança dessa idade representando a cidade”, afirmou.


O vereador Edirlei Junio Reis (PL), o professor Edirlei, fez uma moção para parabenizar o deputado federal Márcio Alvino (PL), o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), e o presidente estadual do PL, José Tadeu Candelária, “pela organização pioneira” do Fórum Estadual de Debate sobre a Reforma Tributária. “Mudanças virão e vão impactar o orçamento da nossa cidade. Os deputados trouxeram esse assunto à baila em um dia de muita reflexão, muito proveitoso e esclarecedor”, revelou.


Os parlamentares também votaram favoravelmente a dois vetos parciais do Executivo. Um deles, ao projeto de lei que cria a política de reeducação e ressocialização de homens que cometem violência doméstica e familiar no município, de autoria do vereador José de Oliveira Lima (MDB), o Zé Oliveira, e o segundo, à propositura que institui no calendário oficial de festividades e eventos de Suzano a “Connect Christ”, do professor Edirlei.


Projetos de lei

Um dos projetos de lei aprovados na noite de ontem é de autoria do vereador André Dourado, que dispõe sobre o prazo indeterminado de validade dos laudos e atestados com diagnósticos irreversíveis de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, deficiência visual e deficiência auditiva no âmbito do município. “O que queremos é desburocratizar, para que as pessoas não precisem ir a cada seis meses ao médico para buscar medicamento de alto custo, para ter o laudo para um concurso público ou para o transporte gratuito”, exemplificou.


Os vereadores ainda votaram favoravelmente à propositura de Artur Takayama que inclui no calendário oficial de eventos a Gincana da Melhor Idade, dedicada ao público com idade superior aos 55 anos no município.


Dois projetos de lei aprovados autorizam a Prefeitura a repassar valores à Liga Municipal de Futebol de Suzano, e um à Liga Desportiva Sociocultural do Alto Tietê. Outras duas proposituras dão nomes a ruas: uma denomina como “Carlos Francisco da Silva” a atual rua 174, no Miguel Badra – Gleba 7, e outra, rua “Expedito Mazieiro” a atual rua Antenor Pinto Mendonça, no Jardim Realce.


Também do Executivo, foi aprovado o projeto de lei que dá nova redação aos anexos XIII e XXVII da lei Municipal 4.392/2010.


Por fim, foi aprovado o projeto de decreto legislativo, de autoria de Takayama, que concede o Título de Cidadã Suzanense a Tiyoko Luzia Abe Diniz.


Tribuna

O vereador André Dourado usou a Tribuna para apresentar um vídeo de uma tentativa de agressão a uma criança autista que teria acontecido na Unidade de Saúde CSII, na região central, por parte de um munícipe. “Estamos em processo de investigação para descobrir quem foi e fazer com que essa pessoa seja penalizada. Não vamos aceitar que crianças sejam pressionadas e ameaçadas. Autismo é realidade no nosso dia a dia, e não foi por ‘manha’ ou falta de educação que esta criança esbarrou nele”, afirmou. “Esta criança precisa de amparo e cuidados”, completou.


O vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena, também disse que soube do caso. “Fiquei comovido com a situação, foi uma falta de respeito.

Comentários


Em Pauta

"Seja bem-vindo ao nosso blog! Por aqui, a conversa é ampla: falamos sobre novidades, curiosidades, inovação, comportamento, lifestyle e tudo o que movimenta o mundo. Se está em pauta lá fora, vira assunto por aqui"

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Cidades em Pauta |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page