Secretário Samuel Oliveira apresenta ao Estado projeto para conter cheias do rio Una em Suzano
- Redação Em Pauta
- 12 de set.
- 1 min de leitura
A Prefeitura de Suzano protocolou na última segunda-feira (08/09) um pedido junto ao Governo do Estado de São Paulo para viabilizar o projeto de “amortecimento” do rio Una, iniciativa que busca ampliar a capacidade de escoamento das águas e controlar a vazão até o rio Tietê.

O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, liderou a ação ao entregar pessoalmente o projeto executivo ao diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Mauro Flavio Cardoso, em São Paulo. O documento detalha os serviços necessários para reduzir riscos de alagamentos e garantir maior segurança a moradores e comerciantes das imediações da Praça do Sol Nascente.
“Apresentamos ao DER todas as informações técnicas que precisam ser contempladas para preservar a mobilidade da Marginal do Una e a tranquilidade das famílias que vivem na região. Esse trabalho dará à cidade condições de enfrentar os períodos de chuvas intensas com mais eficiência”, explicou Samuel, destacando a boa receptividade da autarquia estadual.
Entre as ações previstas estão projetos de canalização e reservatório, planilhas de custos, memoriais descritivos, além da documentação referente a desapropriações necessárias. O conjunto de medidas será integrado às obras de duplicação da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).
A iniciativa também se soma ao plano de drenagem em execução no bairro Parque Maria Helena, que inclui estudos hidrológicos e hidráulicos e o futuro caderno de drenagem da sub-bacia da região.
O prefeito Pedro Ishi reforçou a importância da articulação. “Suzano tem buscado soluções efetivas para aumentar a resiliência da cidade diante das fortes chuvas. Esse projeto é mais um passo para evitar cheias e proteger a população”, disse.






Comentários