PEC que permite reeleição de André do Prado na Alesp avança e pode ser aprovada nesta terça-feira
- Gabriel Souza

- 30 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de nov. de 2024
Nesta terça-feira (29), a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que viabiliza a reeleição do atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado (PL), foi aprovada em tempo recorde pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Em menos de 20 segundos, a comissão, presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), deu o parecer favorável, pavimentando o caminho para que a medida seja votada no plenário ainda hoje.
A sessão, marcada pela rapidez e objetividade, durou cerca de 40 segundos, e a agilidade da aprovação reforça a expectativa de que a PEC receba o aval da maioria dos deputados no plenário, permitindo que André do Prado, caso reeleito, permaneça no cargo até 2026.
Atualmente, a legislação interna da Alesp limita a ocupação de cargos da Mesa Diretora a um único mandato de dois anos. Com a mudança proposta, o deputado André do Prado terá a possibilidade de disputar a reeleição e continuar sua gestão. A PEC, apresentada em setembro pelo líder do PL na Alesp, deputado Carlos Cezar, obteve apoio considerável, com 53 das 94 assinaturas necessárias para ser levada à análise.
Em sua eleição em março de 2023, André do Prado foi eleito presidente da Alesp com expressiva votação, alcançando 88 votos contra o candidato Carlos Giannazi (PSOL). A possível aprovação desta PEC reflete a força do deputado e do PL dentro da Assembleia, consolidando sua posição de liderança para os próximos anos.






Comentários