Instituto Bras Santos abre debate sobre COP30 com apoio e cobertura do Portal Em Pauta
- Gabriel Souza

- 13 de out. de 2025
- 2 min de leitura

O Instituto Bras Santos deu início, nesta segunda-feira (13), à série de painéis “COP30 e os desafios ambientais do Alto Tietê”, com a presença do experiente ativista ambiental de Mogi das Cruzes, José Arraes, e da secretária de Meio Ambiente de Poá, Claudete Canadá, que também é diretora da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma). A primeira rodada de entrevistas foi realizada no Orquidário Municipal do Viveiro Tomoe Uemura, localizado no Parque Max Feffer, em Suzano.
Durante o encontro, Arraes conversou com o jornalista Bras Santos, diretor do Instituto, sobre o histórico de crimes ambientais registrados na região até a virada deste século. Ele destacou a importância de relembrar casos emblemáticos que marcaram a luta pela preservação dos recursos naturais e de reforçar a necessidade de políticas públicas mais efetivas para a recuperação das áreas degradadas.
Já Claudete Canadá abordou suas expectativas para a COP30, que será realizada a partir do próximo dia 10 de novembro, em Belém (PA). A gestora destacou que o evento representa uma oportunidade para fortalecer a agenda ambiental no Brasil e apresentou algumas das ações implementadas pela atual gestão de Poá, comandada pelo prefeito Saulo Souza, com foco em preservação, arborização e educação ambiental.
Ao longo da semana, os principais trechos do painel serão publicados no YouTube e nas redes sociais dos portais Bras365, Em Pauta e Oi Diário, além do Instagram do Instituto Bras Santos. Novos encontros estão previstos para as próximas semanas, consolidando o projeto como um verdadeiro “esquenta do Alto Tietê para a COP30”, reunindo lideranças e especialistas para debater o futuro ambiental da região.






Comentários