top of page

Formação "Imersão Inclusiva" capacita professores da Educação Especial de Guararema

  • Foto do escritor: Gabriel Souza
    Gabriel Souza
  • 19 de mar. de 2025
  • 2 min de leitura

Corpo docente participou de evento para atualização de estratégias e diretrizes que garantem uma educação mais inclusiva e personalizada para todos os alunos


arquivo
arquivo


A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última semana a formação continuada “Imersão Inclusiva”, na Escola Municipal de Educação Complementar “Adibe Sayar Daher” (EMEC), no bairro Itapema. O evento reuniu todos os professores regentes de sala que atendem alunos da Educação Especial, com o objetivo de atualizar os profissionais sobre as diretrizes legais e as melhores práticas pedagógicas para o aprendizado de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação.


Durante a formação, os docentes discutiram as diretrizes legais e estratégias metodológicas para o acompanhamento do progresso das crianças, assegurando práticas pedagógicas mais adequadas às necessidades individuais de cada uma delas. O encontro abordou ainda formas de avaliar os alunos de maneira inclusiva, promovendo uma educação mais equitativa para todos.


A professora Valéria Lima da Silva, que participou da formação, fala sobre a importância do evento para o aprimoramento das práticas pedagógicas. "A formação foi um momento de aprendizado, permitindo que compreendêssemos melhor as exigências legais e compartilhássemos experiências sobre boas práticas de inclusão", afirma.


Já Paula Ferrianci, diretora da EMEC, destaca a relevância do estudo do parecer para o cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Educação Especial. "O estudo das orientações é essencial para garantir que a escola cumpra seu papel, conforme as normas da Educação Inclusiva. Com isso, podemos oferecer um atendimento mais eficaz e inclusivo a todos os alunos".


A formação continuada “Imersão Inclusiva” reforça o compromisso da Prefeitura de Guararema com a qualificação contínua dos profissionais da educação e a promoção de um ambiente escolar cada vez mais inclusivo. A iniciativa foi pautada pelo Parecer nº 50/2023 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que traz orientações específicas sobre a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) e do Plano Educacional Individualizado (PEI) – que em Guararema são conhecidos como Planos de Atendimento Individualizado (PAI), conforme previsto no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar.

Comentários


Em Pauta

"Seja bem-vindo ao nosso blog! Por aqui, a conversa é ampla: falamos sobre novidades, curiosidades, inovação, comportamento, lifestyle e tudo o que movimenta o mundo. Se está em pauta lá fora, vira assunto por aqui"

  • Instagram

Categorias + Comentadas

Institucional

INSCREVA SEU EMAIL PARA RECEBER

ATUALIZAÇÕES, POSTS E NOVIDADES

© 2025 Todos os direitos reservados a Cidades em Pauta |  PRODUZIDO CRIADO E DESENVOLVIDO, com EXPRESSÃO SITES

Expressão Sites
bottom of page