Eduardo Boigues consolida a maior bancada do PL em São Paulo e a segunda do Brasil
- Gabriel Souza

- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O Legislativo de Itaquaquecetuba-SP contará com nove dos 19 vereadores eleitos pelo Partido Liberal (PL) a partir do próximo ano. Essa conquista acompanha a reeleição do prefeito Delegado Eduardo Boigues, que obteve 91,70% dos votos válidos, consolidando a cidade como a líder em número de parlamentares liberais no estado de São Paulo.

Nas eleições municipais de 6 de outubro, a bancada do PL em Itaquá garantiu à cidade a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de Maceió-AL, que possui 27 cadeiras e elegeu 11 vereadores liberais. Considerando o percentual em relação ao total de assentos, Itaquá se destaca em primeiro lugar no Brasil, com 47,37% de vereadores do PL, superando os 40,74% da capital alagoana.
Reeleito com 165.975 votos, o maior percentual do país em municípios com mais de 200 mil eleitores, Boigues atribui o sucesso do PL tanto no Executivo quanto no Legislativo à estrutura e apoio do partido.
“Estou muito satisfeito no PL. Fui muito bem acolhido pelo presidente nacional, Valdemar Costa Neto, que nos ofereceu todas as condições necessárias para a disputa nas eleições de 2024. Estou contente não apenas com nossa reeleição histórica, mas também por termos estabelecido uma base liberal forte na Câmara Municipal”, ressalta o delegado.
Maioria na Câmara
Além da notável quantidade de cadeiras ocupadas pelo PL, Boigues tem mais um dado relevante para o próximo mandato: dos 19 assentos, 17 pertencem a partidos da coligação “Força que Faz Itaquá Avançar”, que garantiu a reeleição do prefeito no primeiro turno.
Com cerca de 90% de representação na Câmara Municipal, Boigues terá a oportunidade de governar com uma maioria significativa, reduzindo a oposição durante o mandato de 2025 a 2028.
A coalizão, composta por 13 legendas (PL, Avante, MDB, PSD, Democracia Cristã, Progressistas, PMN, PSDB/Cidadania, PSB, União Brasil, Republicanos e PMB), foi a maior do Alto Tietê e uma das mais expressivas do estado de São Paulo, com 170 candidatos lançados ao parlamento.
Para o delegado, esses números demonstram o reconhecimento da população ao seu grupo político e ao modelo de gestão implementado: “Precisamos nos fortalecer politicamente para aumentar nossa representatividade e garantir parcerias com os Governos Estadual e Federal”, conclui Boigues.






Comentários