Câmara de Mogi das Cruzes realiza sessão do Parlamento Estudantil com 46 alunos
- Redação Em Pauta
- 20 de out.
- 2 min de leitura
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã desta quinta-feira (16), estudantes do Ensino Médio para uma sessão especial do Parlamento Estudantil, projeto que incentiva a participação política e o protagonismo juvenil. A iniciativa reuniu alunos de escolas públicas e particulares, que apresentaram propostas legislativas nas áreas de educação, meio ambiente, tecnologia, mobilidade e saúde mental.

Os jovens vereadores ocuparam os assentos dos parlamentares e participaram de uma sessão simulada, conduzida por uma Mesa Diretiva formada por Pietro Abílio Gonçalves Corrêa (Colégio Guarani), José Olívio Silva (E.E. Professor Lucinda Bastos), Ana Lívia Soares de Souza (Colégio Náutico Mogiano) e Fabrício Luan dos Santos Silva (E.E. Vereador Narciso Yague Guimarães).
O presidente da Câmara, vereador Francimário Vieira, o Farofa (PL), destacou a importância do evento. “O Parlamento Estudantil tem colaborado muito com a cidade por meio dos projetos. É gratificante ver os jovens discutindo temas que fazem parte da nossa realidade”, afirmou.
Entre as propostas apresentadas, estão o “Leitura em Movimento”, de Ana Lívia Soares, que incentiva a leitura entre alunos da rede municipal; o “Caminho mais Seguro para a Educação”, de Camily Vitória Jesus, que mapeia áreas de risco no entorno das escolas; e o “Escola-Empresa”, de Franklin Menezes, que aproxima estudantes de empresas locais para experiências de estágio.
Outros destaques foram o “Projeto Conecta Ciclista”, de Gustavo Nihibori, que propõe ciclovias escolares; o “Alunos Salvam Vidas”, de Isadora Neves, com treinamento de primeiros socorros; e o “Mogi Contra o Desperdício”, de Rafael Noguti, que prevê redistribuição de alimentos excedentes.
O Parlamento Estudantil é organizado pela Câmara Municipal e tem como objetivo estimular o protagonismo jovem, o pensamento crítico e o exercício da cidadania. Nesta 15ª edição, 325 projetos foram enviados por 45 escolas. Ao todo, 46 alunos foram selecionados, sendo 23 do Ensino Fundamental II e 23 do Ensino Médio.
“Foi um debate de alto nível e com respeito. Tivemos projetos inovadores e que dialogam com o que Mogi precisa”, concluiu a vereadora Malu Fernandes (PL), presidente da Comissão de Educação.






Comentários