Ações de Compensação Ambiental em Santa Isabel Beneficiam a População
- Gabriel Souza

- 3 de fev. de 2025
- 1 min de leitura
Santa Isabel segue trilhando um caminho de desenvolvimento sustentável, utilizando as compensações ambientais como um poderoso instrumento de política pública para beneficiar a população e preservar nossos recursos naturais. De acordo com a legislação municipal, essas medidas garantem que atividades com impacto ambiental incorporem responsabilidades socioambientais, sendo um pilar essencial no processo de licenciamento ambiental.

As compensações ambientais passaram a ser direcionadas para iniciativas que impactam diretamente o bem-estar da população e promovem a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Um exemplo emblemático dessa estratégia é o Parque Municipal, um espaço que conecta a comunidade à natureza, estimulando a qualidade de vida e o lazer ao ar livre.
Nos últimos quatro anos, aproximadamente R$ 300.000,00 foram aplicados por meio de compensações ambientais na aquisição de equipamentos essenciais, como GPS, rádios comunicadores, computadores, câmeras fotográficas e equipamentos multimídia. Além disso, investimentos significativos foram feitos na melhoria de espaços públicos, incluindo o Parque dos Imigrantes, o Parque Municipal, a revitalização do Viveiro Municipal, praças, canteiros e áreas verdes. Um diferencial importante dessas ações foi a doação de mudas ao Viveiro Municipal, que posteriormente são destinadas à população para reflorestamento de propriedades e incentivo à arborização urbana.
Outro grande avanço foi a aquisição de um software inovador para implantação do licenciamento ambiental totalmente eletrônico. Esse sistema modernizou o fluxo de análise dos processos, proporcionando mais agilidade no atendimento ao público, além de garantir transparência e acompanhamento em tempo real para os munícipes.






Comentários